Buscar

A Radiografia Convencional

A Radiografia Industrial é usada para detectar variação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha




A radiografia é um tipo de Ensaio Não-Destrutivo que se baseia na absorção diferenciada da radiação penetrante na peça inspecionada. Devido às diferenças de densidade e variações de espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peça absorvem quantidades diferentes da radiação penetrante. Essa absorção diferenciada da radiação pode ser detectada por meio de um filme, ou de um tubo de imagem ou mesmo medida por detectores eletrônicos de radiação. A variação de quantidade de radiação absorvida indica a existência de uma falha interna ou descontinuidade no material.


A Radiografia Industrial é usada para detectar variação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha. Em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectar com boa sensibilidade defeitos volumétricos. A capacidade do processo de detectar defeitos com pequenas espessuras em planos perpendiculares ao feixe, como trinca, dependerá da técnica de ensaio realizada. Descontinuidades como vazios e inclusões que apresentam uma espessura variável em todas as direções são facilmente detectadas desde que não sejam muito pequenas em relação à espessura da peça.


Aplicação

A Radiografia Industrial é amplamente utilizada na inspeção de soldas, materiais fundidos e forjados.


Vantagens

A Radiografia Industrial permite o registro permanente do ensaio realizado, uma vez que no filme permanecem todas as evidências da inspeção de maneira objetiva e incontestável em relação a outros ensaios que são avaliados de modo subjetivo pelo inspetor.

O ensaio de gamagrafia pode ser feito no campo, isto é, em instalações abertas como tubulações, torres de processamento de gasolina, de álcool, tanques de armazenamento, alto fornos, dentre outros. Outra vantagem é o custo relativamente baixo.

O ensaio requer cuidados especiais de proteção aos trabalhadores, que são os membros da equipe radiográfica e aos indivíduos do público, isto é, os que se encontram nas vizinhanças do local onde é feito o ensaio. Além disso, cuidados especiais em relação ao meio ambiente devem ser previstos.

Além do aspecto de segurança, o trabalhador deve ser um especialista altamente qualificado, com perfeitos conhecimentos de processos de fabricação e soldagem para poder laudar um filme radiográfico. Os ensaios são regulamentados por normas e para sua execução é necessária a autorização de organismos como defesa civil e prefeituras.

O time da CB Inspeções é altamente qualificado para esse tipo de inspeção. Entre em contato através de um dos nossos canais e solicite um orçamento, tanto para serviço quanto consultoria.

Posts recentes

Ver tudo
radiografia-industrial-ensaios-nao-destr
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram