Buscar

Vamos falar um pouco de Técnicas Radiográficas

Saiba mais sobre técnicas de exposição radiográfica.


Falando de RADIOGRAFIA INDUSTRIAL, as disposições e arranjos geométricos entre a fonte de radiação, a peça, e o filme, devem seguir algumas técnicas especiais tais que permitam uma imagem radiográfica de fácil interpretação e localização das descontinuidades rejeitadas.

Algumas destas técnicas que apresentamos a seguir são largamente utilizadas e recomendadas por normas e especificações nacionais e internacionais. São elas PS/VS – PD/VS – PD/VD.

Caro Leitor, se você quer entender mais sobre os técnicas de RADIOGRAFIA INDUSTRIAL, siga nesta leitura, pois neste primeiro momento vamos falar da técnica PS-VS (Parede Simples – Vista Simples), que pode ser executada tanto com Isótopos (Gamagrafia) quanto com aparelho de Raio-X

Essa é uma das técnicas mais utilizadas na RADIOGRAFIA INDUSTRIAL, geralmente usada em soldas de chapas retas, tanques, vasos de pressão, costado e fundo de navios, etc...

Além de equipamentos fabricados em ferro fundido e/ou forjado.


Técnica de Parede Simples (PSVS)

Essa técnica é assim chamada pois no arranjo entre a fonte de radiação, peça e filme, somente a seção da peça que está próxima ao filme será inspecionada e a projeção será em apenas uma espessura do material. É a principal técnica utilizada na inspeção radiográfica, é a mais fácil de ser interpretada.


Abaixo, veja a Técnica de exposição parede simples - vista simples:




Exposição Panorâmica


Esta técnica constitui um caso particular da técnica de parede simples vista simples descrita acima, mas que proporciona alta produtividade em rapidez num exame de juntas soldadas circulares com acesso interno.


Na técnica panorâmica a fonte de radiação deve ser centralizada no ponto geométrico equidistante das peças e dos filmes, ou no caso de juntas soldadas circulares a fonte deve ser posicionada no centro da circunferência. Com isso, numa única exposição da fonte, todos os filmes dispostos a 360 graus serão igualmente irradiados, possibilitando assim o exame completo das peças ou das juntas.


Técnica Radiográfica Panorâmica numa solda entre cilindro fundo de um vaso de pressão. Observe as marcações das posições dos filmes radiográficos ao redor da solda na foto do lado esquerdo e a posição da fonte no interior do vaso na foto do lado direito. Se você quer saber mais sobre RADIOGRAFIA INDUSTRIAL, Clique Aqui e fale com a Gente!





Posts recentes

Ver tudo
radiografia-industrial-ensaios-nao-destr