Buscar

Os ensaios não Destrutivos

Ensaios não destrutivos, ou “END”, são testes/ensaios realizados/aplicados em materiais, com o objetivo de identificar/verificar a existência ou não de descontinuidades ou defeitos originados em seu processo de fabricação.


ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS, referidos comumente na indústria pela sigla “END”, são testes/ensaios realizados/aplicados em materiais, peças, produtos e equipamentos que não alteram qualquer característica/estrutura/forma do mesmo, com o objetivo de identificar/verificar a existência ou não de descontinuidades ou defeitos originados em seu processo de fabricação.

Quando pensamos em aeronaves, automóveis, metrô, trens, navios, submarinos, e outras, todas estas máquinas não poderiam ter um bom desempenho, se não fossem a qualidade do projeto mecânico, dos materiais envolvidos, dos processos de fabricação e montagem, inspeção e manutenção.


Todo esse elevado grau de tecnologia foi desenvolvido e aplicado para um fim comum, que é assegurar e proteger a vida daqueles que dependem de alguma forma, do bom funcionamento dessas máquinas, quer sejam nas indústrias automobilísticas, petróleo e petroquímicas, geração de energia inclusive nuclear, siderúrgica, naval e aeronáutica, e o END ou Ensaio Não destrutivo, assegura isso.


Hoje no mundo moderno, a globalização nestes segmentos industriais fez aumentar o número de projetos e produtos de forma multinacional. Usinas elétricas, plantas petroquímicas, aviões, podem ser projetados em um país e construídos em outro, com equipamentos e matéria prima fornecidos pelo mundo todo, e aqui passamos a entender a importância de ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS para esses mercados.

Esta revolução global tem como consequência a corrida por custos menores e pressão da concorrência. Sendo assim, como garantir que os materiais, componentes e processos utilizados tenham a qualidade requerida? Como garantir a isenção de defeitos que possam comprometer o desempenho das peças? Como melhorar novos métodos e processos e testar novos materiais?


As respostas para estas questões estão em grande parte na inspeção e consequentemente na aplicação dos ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS. Um dos avanços tecnológicos mais importantes na engenharia, podem ser atribuídos aos ensaios não destrutivos.


Eles investigam a sanidade dos materiais sem, contudo, destruí-los ou introduzir quaisquer alterações nas suas características. Aplicados na inspeção de matéria prima, no controle de processos de fabricação e inspeção final, os ensaios não destrutivos constituem uma das ferramentas indispensáveis para o controle da qualidade dos produtos produzidos pela indústria moderna. Dentre eles estão principalmente a Radiografia Industrial, Ultrassom, Partícula Magnética, Líquido Penetrante.


Para saber mais sobre ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS, fale com a gente. Clique aqui.


Posts recentes

Ver tudo
radiografia-industrial-ensaios-nao-destr