top of page
Buscar

Ensaio por Líquidos Penetrantes

Este método se iniciou antes da Primeira Guerra Mundial, principalmente pela indústria ferroviária na inspeção de eixos



O Ensaio por Líquidos Penetrantes é um método desenvolvido especialmente para a detecção de descontinuidades essencialmente superficiais e que ainda estejam abertas na superfície do material.


Este método se iniciou antes da Primeira Guerra Mundial, principalmente pela indústria ferroviária na inspeção de eixos. Porém, a técnica tomou impulso quando, em 1942, nos EUA, foi desenvolvido o método de penetrantes fluorescentes. Nesta época, o ensaio foi adotado pelas indústrias aeronáuticas que trabalhavam com ligas não ferrosas e necessitavam de um método de detecção de defeitos superficiais, diferentes do ensaio por partículas magnéticas (não aplicável a materiais não magnéticos).


A partir da Segunda Guerra, o método foi se desenvolvendo através da pesquisa e o aprimoramento de novos produtos utilizados no ensaio até chegar em seu estágio atual.


Finalidade do ensaio

O ensaio por líquidos penetrantes presta-se a detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfície, tais como: trincas, poros, dobras, etc... podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira.

O ensaio também é muito usado em materiais não magnéticos como alumínio, magnésio, aços inoxidáveis austeníticos, ligas de titânio, benésio e zircônio, além dos materiais magnéticos. É também aplicado em cerâmica vitrificada, vidro e plásticos.


O método em penetrar um líquido na abertura da descontinuidade. Após a remoção do excesso de líquido da superfície, faz-se sair da descontinuidade o líquido retido através de um revelador. A imagem da descontinuidade fica então desenhada sobre a superfície.

Podemos descrever o método em seis etapas principais no ensaio:


- Preparação da superfície - Limpeza inicial;

- Aplicação do Penetrante;

- Remoção do excesso de penetrante;

- Revelação;

- Avaliação e Inspeção;

- Limpeza pós ensaio.


O time da CB Inspeções é altamente qualificado para esse tipo de inspeção. Entre em contato através de um dos nossos canais e solicite um orçamento, tanto para serviço quanto consultoria.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page